quinta-feira, 28 de julho de 2016

Capanema em Foco e em Detalhes

**Mensalmente publico minha Coluna no Jornal de Capanema, espaço que trata assuntos importantes de Capanema, enfatizando a economia, cultura e outros segmentos. Então, boa leitura! (PV)


Coluna do PV


Salve-Salve amigos leitores!
Ainda é tempo de férias escolares, todavia, pensar em economizar é tarefa para os pais que vão ter de fazer malabarismos para comprar o material, efetuar rematrículas nas Escolas e também cumprir as demais obrigações que lhes são peculiares. O verão também reflete para que o segundo semestre se apresente como fonte alternativa para a aquisição de bens de consumos duráveis, assim por diante. Que o semestre seja de melhorias setoriais e o arrocho não atrapalhe o andamento dos projetos pessoais e coletivos.

Novidades
O comércio é esteio principal no que diz respeito a geração de emprego e renda em Capanema, assim como em outras cidades. Nesse contexto, os empresários que representam vários ramos, se vestem de otimismo e começam a traçar suas metas para as promoções que movimentam o lado das expertises por eles adotadas, visando o bem-estar de suas clientelas.

Incentivos
Para que o comércio se fortaleça de ingredientes capazes de melhorias, o SEBRAE tem sido grande parceiro, oferecendo logística para o incremento das promoções que se alinhavam nesta época do ano em que as vendas são os principais focos em se tratando de empreendedorismo.

Preocupação
Sempre que me refiro a tais incrementos que envolvem a produtividade comercial, vem logo o temor, pois muito nos intranquiliza quando são fechadas casas comerciais que detiveram grande fluxo de movimentos anteriormente. Na atual conjuntura, atribui-se a crise, mas o fator coragem de empreender requer diretrizes capazes de suprir necessidades e cumprir as regras que emanam a dotação de investimentos solidificados.

Faturamento
Pode ser considerado como ‘palavra de ordem’ no que diz respeito aos investimentos aplicados por comerciantes que usam suas estratégias nas ramificações do setor que é deveras sofisticado, mas também diversificados. O prumo a ser alcançado é referendado pela base econômica e o lucro se encarrega de satisfazer quem se destina a comercializar.


Recursos
A cadeia produtiva do comércio é envolvente e propicia nuances capazes de fazer com que o empreendedor recorra a criação de lastro financeiro para a efetivação de negócios cabíveis a seu patamar, carecendo de buscar linhas de créditos, principalmente nas instituições bancárias para fortalecer seu capital de giro.

Não desistir
Pela convivência que tenho com a classe empresarial, sei perfeitamente que a crise tem afetado muita gente. Contudo, controlar as rédeas do negócio torna-se o viés da questão, para que o indesejável não prossiga seu rumo. Juntar euforia com motivação, impõe normativas conceituais que incentivam quem é comerciante a continuar investindo em seu negócio mesmo que tenha de enfrentar as dificuldades que o mercado oferece.

Alívio
Quando nem se pensa em que ponto está seus negócios, eis que o perseverar aparece como o grande filão e o resultado contempla o que fora alicerçado por ocasião do investimento feito e sendo assim, erguer a cabeça e continuar negociando é a solução mais prática e objetiva.

Efeitos
Todas as regras planejadas de acordo com cada temática, coincidem com a sistemática noção do investidor que visa conquistar o mercado usando suas características, mas aqueles que não individualizam seguramente vão obter êxito ao acreditarem em suas equipes, colocando-as em práticas de planejamento estratégico capazes de dar ênfase criativa a tudo o que for objetivado.

Promoções
Feitos os estudos da prática de investimentos, pode-se avaliar que quando o ramo é expansivo, resultados positivos se apresentam e com isso, a coragem de promover soa como o refrão de um velho conhecido jingle que repete tantas vezes forem precisas, o nome do produto a ser anunciado e/ou oferecidos.

Vai começar
Ao calor dos primeiros raios de sol do verão o comércio tem como prioridade, alavancar suas ofertas nas vitrines, nos balcões, nas prateleiras, nos mostruários, nas gôndolas, nos tabuleiros e até no comércio alternativo que envolve ambulantes ou sui generis que também fazem parte do conglomerado. Com isso, depois do Dia dos Pais, o alvoroço é preparado para o “Liquida Geral”, promoção coordenada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Capanema (CDL).

Reforço
Recentemente o vizinho município de Primavera foi contemplado com uma fábrica da Votorantim, empresa que já está produzindo não somente em sua especialidade, o cimento, como também gera empregos. Essa associação (emprego e renda), tem seu contributo para Capanema que passou a ser mais movimentada, aumentando sua capacidade de arrecadação, pelo fato de muitos moradores de Primavera, centralizarem suas compras, além de outros tipos de negócios.

Rastro
No tocante reforço, louva-se a atitude do Grupo Votorantim em firmar parcerias com o município de Capanema, dotando a avenida centenário de infraestrutura com a pavimentação asfáltica em parte do trecho, facilitando assim, o escoamento da produção em sua fábrica.

Mais rastro
Quem também está no ápice de parceria com o município de Capanema é a Cibrasa, empresa que também fabrica o cimento e está estabelecida há mais de 50 anos. Esse é fator preponderante da empresa que assinou a parceria primitiva para a pavimentação da Avenida Centenário, sendo que o material usado foi o cimento produzido em solo capanemense. Toda parceria é viável para o crescimento estrutural da cidade que está sempre a espera de impulsos condizentes com as suas precisões e a Cibrasa tem sido amiga do município.

Perspectivas
Estamos em ano de eleição, mas isso não atrapalha em nada, qualquer que seja a fatia a ser acrescentada como ingrediente progressista da cidade, uma vez que as prioridades têm de ser colocadas como metas. Espera-se que os projetos pautados não sejam deixados de lado com desculpas atinentes ao período em que os políticos se esmeram apenas para pedir votos. Que esse lado prejudicial da política não atrapalhe o cumprimento dos projetos que ainda não foram executados.

Alternativas
Como forma de reflexão, peço a Deus que ilumine os homens e mulheres de boa vontade que estão pleiteando cargos eletivos, sobretudo aos que conseguirem triunfos nas urnas, usem suas coerências e assumam os compromissos que estão grafados nas ‘Agendas Mínimas’. Feito isso, basta trabalharem em favor da coletividade que tudo fica registrado na página do bem querer.

Empenho
A sociedade capanemense em especial a comunidade evangélica está euforicamente celebrando o Centenário da assembleia de Deus, razão pela qual há o empenho de todos os congregados para a realização da festa, cuja programação já foi definida. A ADECAP, tem como presidente o pastor José Rodrigues da Luz (Foto), que não mede esforços para unir correntes de trabalho entre o rebanho da igreja.

Poesia Brasileira
Peço licença aos leitores para destacar um grande feito que acabo de conquistar. Trata-se dá poesia de minha autoria: “Crescente Intuição”, premiada no Concurso Nacional coordenado pela Rede de Farmácias Pague Menos, razão de grande contentamento para um poeta que pluraliza suas obras, dividindo os méritos com o seu público. Modéstia à parte, esse poeta sou eu.

Quem Acredita Cresce
Foi o tema do concurso que me outorgou mais uma conquista. Minha poesia está publicada na Antologia editada pela empresa com os 100 poetas brasileiros que se classificaram entre os mais de 3 mil participantes. Estou deveras honrado pela conquista e vou comemorar junto com a minha gente que tanto torce por meu sucesso, graças a Deus.

Dedicatória
Sempre que participo de certames literários, coloco o nome de Capanema em primeiro plano, por respeito à minha terra. Espero que os leitores entendam minha euforia e comemorem comigo, pois vou repetir muitas vezes que a conquista é de todos nós e ofereço-a aos que gostam do meu trabalho, fator que me deixa com a autoestima elevada.

Outros Projetos
Até o fim deste ano estarei participando de mais concursos literários e o Projeto “Literarte” é uma de minhas metas, pois foi através dele que o conto “Paçoca e as Suas”, ganhou projeção Internacional, dando-me a Comenda Luso-Brasileira da Editora Mágico de Oz que tem sede na Ilha da Madeira em Portugal.

Apoio
Para que eu participe desses projetos, conto com a contribuição da minha família e de meus assessores que acompanham passo a passo toda a trajetória. A eles, meu apreço e meus agradecimentos.

Parafraseando: “Dizem que a solidão é fera e devora as virtudes de quem quer subir no mais alto degrau, entretanto, se forem colocadas em práticas as vertentes do amor, seguramente não vai haver ameaça de solidão”.

Fragmento Poético: Vai embora tristeza/quero ser convincente/não entras na minha pureza/deixa-me viver em paz/amo minha vida e a natureza. Palavras do Poeta

Ler pra crer: “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.  Jeremias 10:23
 Saudação: Dedico a Ivan Nazareno Pereira da Silva, “O Peregrino”, Servidor Público que também colabora com o JC na elaboração do serviço de diagramação, pessoa estimada e bom profissional.

Quando precisarmos uns dos outros, nada melhor do que estendermos a mão amiga e recebermos em troca o carinho que tanto precisamos. (PV)

Paz e Luz!


Edição: Roberto Lisboa
Imagem: Gileade Oliveira