segunda-feira, 10 de outubro de 2016

CULTURA DE PAZ Prêmio Gandhi de Comunicação 2016 registra recorde histórico de inscrições

Ao todo, foram inscritos 112 trabalhos, sendo 62 de profissionais de comunicação (Jornalismo, Radiojornalismo e Publicidade e Propaganda), 37 de estudantes de Jornalismo e Publicidade e 13 de produtores de conteúdo on line

Foto: Agência da Boa Notícia
Promovido pela Agência da Boa Notícia (ABN), o Prêmio Gandhi de Comunicação 2016 encerrou o prazo de inscrição no último dia 30 de setembro. A nona edição registrou recorde histórico de inscrições. Ao todo, foram inscritos 112 trabalhos, sendo 62 de profissionais de comunicação (Jornalismo, Radiojornalismo e Publicidade e Propaganda), 37 de estudantes de Jornalismo e Publicidade e 13 de produtores de conteúdo on line, categoria que contempla blogs, portais, podcasts, videologs e youtubers. .

O Prêmio Gandhi incentiva a relação pacífica do jornalismo e da publicidade com a sociedade, divulgando ações que resultam em grandes lições de cidadania.

Novidade 2016
Atenta às mudanças na comunicação, a Agência da Boa Notícia incluiu (ABN), nesta edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, a categoria produtor de conteúdo on line, que contemplará blogs, portais, videologs e youtubers.  Segundo a diretora de Comunicação da ABN, jornalista Ângela Marinho, a era da informação provocou uma mudança de panorama, marcada, especialmente, por inovações tecnológicas e uma cultura participativa na comunicação. O impacto trazido pela internet revelou outros meios de consumo e reprodução midiática, que serão reconhecidos pelo prêmio. Para a diretora, a receptividade à nova categoria foi muito positiva, pois estreitou a relação da ABN com iniciativas de outros estados.

Na categoria de produtor de conteúdo on line, foram aceitas inscrições de profissionais ou estudantes de qualquer área de formação e trabalhos que estivessem dentro do contexto da cultura de paz. Neste caso, ao contrário das demais categorias do prêmio, as matérias não precisariam ser apenas sobre ações no Estado do Ceará.

Workshop
Os vencedores do Prêmio Gandhi de Comunicação serão revelados no dia 9 de novembro de 2016, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a partir das 19 horas. Na ocasião, a Agência da Boa Notícia promoverá o Workshop COMUNICAÇÃO E PAUTA POSITIVA - um olhar sobre os processos de produção dos meios e a interpretação da sociedade.

Neste ano, a proposta do workshop é voltada para a inspiração maior da nossa identidade: boa notícia. A construção do nosso projeto está fundamentado no incentivo à divulgação de boas notícias. Mas o que seria boa notícia, se o Jornalismo se alicerça em um processo de informação democrática e construção da realidade? O conteúdo que profissionais de comunicação produz, hoje, é o que a sociedade quer consumir ou estão oferecendo um produto que gera desconfiança, ódio, desesperança e medo? Até que ponto vai o direito de divulgar imagens que desrespeitam o direito à privacidade e à dor alheia? Esses e outros questionamentos serão refletidos durante o workshop, que contará com a presença de jornalistas, filósofo, advogado e publicitário.

Última atualização: 07/10/2016 às 10:22:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário